O Imperador

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
Template tarot2.jpgTarot | Tarot de Thoth
Arcanos Maiores: O Louco - O Mago - A Sacerdotisa - A Imperatriz - O Imperador - O Hierofante - Os Amantes - A Carruagem - Ajustamento - O Eremita - A Fortuna - Tesão - O Enforcado - Morte - A Arte - O Diabo - A Torre - A Estrela - A Lua - O Sol - O Aeon - O Universo
Arcanos Menores: Paus | Copas | Espadas | Discos
O Imperador

O Imperador como o número IV, os quatro pilares, é o construtor de nossas fundações mundiais. Estável, prático, bem sucedido, ele cria o império de sua visão. É o arquétipo do Pai e do macho, daquele que promove a construção de vários mundos. Como o Ígneo Cordeiro de Áries, ele movimenta habilmente seu poder e vontade, administra todas as coisas com firmeza, mas exige a sapiência. O Imperador é o homem que todos deveríamos ser, estável, íntegro e poderoso.

Interpretações - vitória, conquista, guerra, ambição, vigor, integridade, estabilidade, poder, tendencioso, obstinado.

Caminho da Árvore da Vida - De Netzach a Yesod

Letra Hebraica - Tzaddi - anzol

Valor - 9 (900)

Tattwa - Fogo

Nome Místico - Chefe dos Poderosos

Signo - Áries

Símbolos Principais

Os Sóis - Instinto Material, manda e acontece. Também fala de sua Vontade. Um Sábio e inteligente.

Abelha - Capacidade de trabalho

Escudo - Poder solar

Cordeiro - Aspecto Ígneo, poderes espirituais

A posição de pernas cruzadas "em quatro" - A base da perfeição.

Cetro - Autoridade

Orbe - Construção de Impérios, inteligência, ação por instinto.

Fênix - Transformação

Cor Laranja - Fogo e Terra. Visão pragmática de colocar as coisas em prática.

Carneiro - Exacerbação do poder e da autoridade.

Bandeira - Autoridade, estabilidade e sucesso

Fogo - Sêmen

Explicação da carta em O livro de Thoth

Esta carta é atribuída à letra Tzaddi e se refere ao signo de Áries no Zodíaco. Este signo é regido por Marte e aí o Sol é exaltado. Este signo é assim uma combinação de energia em sua forma mais material com a idéia de autoridade. O Sinal TZ ou TS sugere isso na forma original, onomatopaica da linguagem. É derivado de raízes do sâncrito significando Cabeça e Idade e é encontrado hoje em palavras como Caesas, Tsar, Sidar, Senate, Senior, Signor, Señor, Seigneur.

A carta representa uma figura masculina coroada, de vestes e insígnias da dignidade imperial. está sentado no trono cujos remates de coluna são as cabeças do carneiro selvagem do Himalaia, já que Áries significa Carneiro. Aos seus pés, deitado com a cabeça levantada está o Cordeiro com o Estandarte para confirmar essa atribuição no plano inferior, pois o carneiro, por natureza, é um animal selvagem e corajoso se solitário em sítios solitários, enquanto que quando domesticado e forçado a repousar em pastos verdes, é reduzido a um animal d[ocil, covarde, gregário e suculento. Esta é a teoria do governo.

O Imperador é também uma das mais importantes cartas alquímicas, constituindo como Atu II e III a tríade: Enxofre, Mercúrio, Sal. Seus braços e cabeça forma um triangulo ereto; abaixo, as pernas cruzadas representam a Cruz. Esta figura é o símbolo alquímico do Enxofre( ver Atu X). O Enxofre é a energia ígnea masculina do Universo, o Rajas da filosofia hindu. Esta é a energia criativa ágil, a iniciativa de todo o Ser. O poder do Imperador é uma generalização do poder paterno, daí tais símbolos como a Abelha e a Flor-de-Lis, exibidos nesta carta. Com referência a qualidade desse poder, é forçoso notar que ele representa atividade súbita, violenta, porém impermanete. Se persistir tempo demais, queima, destrói. Trata-se de energia distinta da Energia Criativa de Aleph e Beth: esta carta está aabaixo do Abismo.

O Imperador porta um cetro (encimado pela cabeça de um carneiro pelas razões já expostas) e uma esfera encimada por uma cruz de Malta, que significa que sua energia atingiu uma emissão bem sucedida, que seu governo foi estabelecido.

Há ainda um outro símbolo importante. Seu escudo representa a águia bicéfala coroada por um disco carmesim. Isto representa a tintura vermelha do alquimista, da natureza do ouro, como a águia branca mostrada no Atu III pertence à sua consorte, a Imperatriz, e é lunar, de prata.

Deve-se finalmente observar que a luz branca que desce sobre ele indica a posição desta carta na Árvore da Vida. A autoridade do Imperador provém de Chokmah, a Sabedoria criativa, a Palavra, a é exercida sobre Tiphareth, o homem organizado.

Referências

  • Astrum Argentum - 08/10/2006 e.v.
  • O livro de Thoth, 0 Taro-Aleister Crowley