Dias e Datas
Datas e horas são registrados usando a notação típica da Astrologia, indicando as posições do Sol e da Lua no zodíaco tropical. O dia da semana é registrado em latim. Os dias da semana são:
- Domingo - dies solis - dia do Sol
- Segunda-feira - dies lunae - dia da Lua
- Terça-feira - dies Martis - dia de Marte
- Quarta-feira - dies Mercurii - dia de Mercúrio
- Quinta-feira - dies Jovis - dia de Jove (Júpiter)
- Sexta-feira - dies Veneris - dia de Vênus
- Sábado - dies Saturni - dia de Saturno
Precisão
Quanto mais precisamente as posições solar e lunar forem escritas, mais precisamente a data e hora serão conhecidos. A Lua leva cerca de 2,3 dias para mover-se através do signo zodiacal. Simplesmente registrando os signos que o Sole a Lua estão apenas descreverá um período ligeiramente maior que dois dias normais. Registrar o dia da semana elimina a possibilidade de incerteza sobre o dia referido. Além disso, mais precisão pode ser obtida indicando-se os graus, minutos e segundos da posição do Sol e da Lua.
Simbolismo
A distribuição planetária dos dias da semana e a travessia do sol e da lua através do zodíaco conecta-se com uma grande riqueza de simbolismos. Podem ser programados eventos de acordo com a sua relevância simbólica: por exemplo, a instalação de um mestre de loja em "Dies Jovis"(o dia de Júpiter).
Exemplos
Seguem-se exemplos de formas aceitas para registrar a mesma Data Thelêmica, começando pela maneira mais precisa.
- Sol 22°13'5" Taurus, Luna 29°6'19" Pisces, dies Saturnii
- Sol 22°13' Taurus, Luna 29°6' Pisces, dies Saturnii
- Sol 22° Taurus, Luna 29° Pisces, dies Saturnii
- Sol in Taurus, Luna in Pisces, dies Saturnii
- Sol in Taurus, Luna in Pisces
Anos
O Calendário Thelêmico começa em 1904 e.v., o ano em que Aleister Crowley recebeu o Livro da Lei e inaugurou o Novo Aeon.
Ano Novo Thelêmico
Cada Ano Thelêmico começa no hesmifério sul durante o Equinócio de Outono, coincidindo com o feriado Thelêmico chamado Banquete para o Equinócio dos Deuses, freqüentemente observado no dia 20 de Março no calendário comum.
Notação
Anos thelêmicos são contados de forma modulada, por vinte e dois, em numerais romanos. Por exemplo, este artigo foi escrito no ano IV:xv (antes de Março de 2008 e.v.).
- O número da direita (xv) dá o número de anos contados a partir do início do período de 22 anos atual.
- O número da esquerda (IV), indica todos os ciclos de 22 anos completos desde 1904 e.v.
- IV:xv indica quatro ciclos de 22 anos (88) mais 15 anos, totalizando 103 anos desde a escritura do Livro da Lei.
- 1904 + 103 = 2007 na era comum.
No entanto, existe uma observação. O ano novo thelêmico se dá no Equinócio de Outono (Hemisfério Sul), que geralmente cai por volta do dia 20 de Março. Deste modo, até o dia 20 de Março de 2008 ainda estaremos no anno IV:xv.
Cada número no par conta de zero a vinte e um. Tradicionalmente, escrevemos a quantidade de ciclos em maiúsculas, e os anos do ciclo atual em letras minúsculas. Traditionally the non-zero numbers are written in Roman numerals with docosades written in capitals, and years written in lowercase.
O indicador de ano thelêmico é precedido do termo "Anno", que significa ano, e que pode ou não ser procedido do termo "e.n.", do latim era novis (nova era).
Symbolism
Conforme pode-se notar, vinte e dois é o número de Arcanos Maiores do Tarô. Muitos thelemitas associam o ciclo de 22 anos, ou o número do ano atual, a um Arcano. Por exemplo, Anno IV:xii poderia ser referido como "o ciclo d'O Imperador, e o ano d'O Enforcado."
Exemplos
Seguem-se exemplos de formas de registro de anos Thelêmicos, dados em datas comuns.
- 1996 e.v. (após o Equinócio Vernal) -- IViv e.n.
- 1992 e.v. (após o Equinócio Vernal) -- Anno IV:0.
- Dezembro de 2004 e.v. -- Anno IV:xii.
- Janeiro de 2005 e.v. -- Anno IV:xii.
- Abril de 2005 e.v. -- Anno IVxiii e.n.
- Janeiro de 2006 e.v. -- An. IV:13
- Abril de 2006 e.v. -- Anno 4:14
Notação comum no Calendário
Quando escrevem datas do calendário tradicional, Thelemtas costumam adicionar "e.v." ao final. Essa é a abreviação da frase latina era vulgaris, ou "era comum".
Ver também
Referências
- Crowley, Aleister. (1993). 777: And Other Qabalistic Writings of Aleister Crowley Including Gematria & Sepher Sephiroth. P. 67 in 777 Revised, ed. Israel Regardie. York Beach, ME: Samuel Weiser.
- Crowley, Aleister. (1996). The Law is for All. Tempe, AZ : New Falcon Publications.
- Crowley, Aleister. (1997). Magick: Book Four. Edited, annotated, and introduced by Hymenaeus Beta. York Beach, Me. : S. Weiser.
- Grand Lodge News: Historic Bylaws Meeting (1987). Thelema Lodge Calendar. April, 1987 e.v. Retrieved October 6, 2004 e.v.