Ocultismo

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
01-100.jpg

Este artigo é somente um esboço para um artigo maior.
Quer ajudar a Ocultura? Acrescente alguma informação!

Ocultismo simplesmente significa aquilo que é "escondido" (do Latim occultus). Na Astronomia, por exemplo, a palavra "oculto" se refere a um corpo celeste passando em frente a outro, desse modo escondendo-o da visão.

De forma geral, Ocultismo se refere ao conhecimento que é secreto ou oculto ao profano (c.f. esotérico - interno) ou o conhecimento sobre coisas que são escondidas ou invisíveis aos sentidos e entendimento racional.

Atualmente a palavra Ocultismo é associada com diferentes tópicos, tal como formas de divinação, psicologias pré-modernas; Astrologia, Tarot, Hermetismo, Magia Cerimonial, Neo-paganismo, Psicologia Junguiana; tradições ocidentais antigas, Gnosticismo , Criptozoologia, várias superstições e folclores, Satanismo, religiões mau-entendidas como o Vudu, histórias de fantasmas, personagens carismáticos como Cagliostro, Mesmer, Blavatsky, Crowley, e Gurdjieff, dentre outras coisas. Todas elas podem ser encontradas em qualquer "Enciclopédia de Ocultismo" ou livro do gênero.