Golden Dawn

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
Rosa Cruz da Golden Dawn

A Ordem Hermética do Amanhecer Dourado ou Hermetic Order of Golden Dawn, foi junto com a Sociedade Teosófica, de Mme. Blavatsky, a mais importante e influente sociedade mística mundial . Responsável por divulgar no ocidente, uma síntese de vários sistemas mágicos até então isolados, como a Cabala, a Magia Sagrada de Abramelin, o Tarô, os grimordios de Salomão, a Magia Enochiana de John Dee e Edward Kelley, o sistema Rosa Cruz, os Tattvas , Astrologia, Alquimia e é claro, Eliphas Levi.

O responsável pela criação da ordem foi Dr. William Wynn Westcott, Mestre Maçon Secretário Geral da Sociedade Rosacruciana em Anglia ( ou Inglaterra) além de médico legista, e sua origem é um tanto dúbia: a primeira versão diz que um manuscrito cifrado foi entregue a Westcott, em 1887, pelo reverendo e maçon A.F.A. Woodford que, por sua vez, disse ter recebido-o de um mercador. Westcott então encarregou outro maçon e expert em ocultismo S.L.M.Mathers, para decifra-lo com base em uma chave encontrada em um livro do abade Johann Trithemius. O manuscrito revelou uma série de rituais e descrições precisas dos graus rosa - crucianos de neófito, zelator, teóricus, practicus e philosophus, idênticos aos graus de uma ordem alemã do séc. XVIII.

Entre o manuscrito, foi encontrado uma carta de uma senhora alemã chamada Anna Sprengel (Soror Sapiens Dominabitur Astris cuja tradução seria "O Sábio Será Governado pelas Estrelas") que continha o seu endereço para aqueles que conseguissem decifrar os documentos. Westcott então passou a manter contato com a mulher que revelou-se uma iniciada em uma ordem secreta chamada Die Goldene Dammerung, ou A Aurora Dourada, que o autorizou a abrir uma loja e deu -lhe plenos poderes.

Gd bg vermelho.jpg

Golden Dawn

S.L. McGregor Mathers
William Wynn Westcott
William Robert Woodman

Os Graus da Ordem
Manuscritos Cifrados
Hekas hekas este Bebeloi

Ritual do Neófito

Hierofante
Hiereus
Hegemon
Kerux
Stolistes
Dadouchos
Phylax

A segunda versão, e mais aceita entre muitos, é de que o tal manuscrito fora escrito por Kenneth Mackenzie, ocultista inglês e discípulo de Eliphas Levi, autor da Real Enciclopédia Maçônica e membro da já citada Sociedade Rosacruciana em Anglia. Mackenzie teria escrito o manuscrito para um amigo, Frederick Holland, a fim de usar na criação de uma ordem fundada em 1883 pelo seu grupo, a Sociedade dos Oito e, após sua morte, Westcott apossou-se dos documentos e inseriu a carta de Anna Sprengel a fim de fazer valer a sua autoridade. Existem outras versões que creditam a Lord Edward Bulwer-Lytton, autor de Zanoni, ou a um influente cabalista chamado Johann Friedrich, mas ambas sem apoio.

No final de 1888 é erguido o Templo de Isis-Urânia em Londres e é oficialmente fundada "The Hermetic Order of the Golden Dawn", inicialmente com trinta e dois membros e no comando os companheiros de Westcott: Mathers e Dr. William Robert Woodman um destacado cabalista que contribuiu imensamente na didática da ordem.

O seu desenvolvimento foi muito rápido: no mesmo ano foram erguidos mais dois templos, o Templo de Osiris e o Templo de Horus e passou a atrair várias pessoas de destaque na sociedade inglesa como políticos, poetas e escritores. Logo depois da fundação da ordem, Westcott anuncia a morte de Anna Sprengel. A estrutura da ordem no início era resumida em estudos coletivos, palavras de passe e sinais secretos e os graus baseados na Árvore da Vida.

Em Dezembro de 1891 Woodman morre e o gênio de Mathers passa a se destacar. Introduz um segundo círculo na ordem a "Ordem da Rosa de Rubi e da Cruz Dourada" ou simplesmente RR. at A.C. em 1892, através de um belo ritual do primeiro grau do círculo, o de Adeptus Minor (5º=6º) baseado na lenda de Christian Rosenkruez. A partir daí a ordem passa a contribuir realmente em direção a evolução mágica, passando da teoria ás praticas . A admissão a segunda ordem era feita por convite e um complexo exame era passado, onde pouca pessoas conseguiam sucesso.

As instruções nos Pergaminhos Voadores ( nome dos manuscritos de estudo), constavam rituais completos do pentagrama e hexagrama, construção de armas mágicas, magia enoquiana, doutrina do homem como macrocosmo, assunção à formas - deus e tratados sobre as cartas do Tarô.

Mathers alegava manter contato constante com os Chefes Secretos que o instruiam sobre os assuntos místicos e três deles o confirmaram como líder da ordem, durante um encontro em Bois de Boulogne.

No mesmo ano, muda para Paris e funda o Templo de Ahathoor deixando Westcott na liderança dos templos ingleses. Até 1893 foi fundado o Templo de Amem-Ra na Escócia, em 1895 o Templo de Osiris, e na América foram fundados os Templos de Thme em Boston, Themis na Filadélfia e Thoth-Hermes em Chicago. Em 1900 o último templo, o de Horus na Inglaterra.

Infelizmente, como em todas as ordens em grupo, os problemas começaram a aparecer: Mathers se desentendeu com Annie Horniman, que ajudou-o e sua família a se sustentarem na França, onde deixou um pouco a ordem de lado para se envolver em política. Mathers, apesar de um excelente magista, era uma pessoa muito autoritária e acabou por romper a amizade de anos com Horniman que foi expulsa da ordem, desagradando muitos. Em 1897 Westcott deixa o comando da ordem na Inglaterra, delegando como substituta a atriz Florence Farr, que não soube guiar o ramo inglês. Em 1900, as coisas começaram a desmoronar definitivamente, Farr e Mathers se desentenderam e este, achando que ela estava fazendo um ardil para colocar Westcott como líder mundial da Golden Dawn, revela que as cartas de Sprengel foram forjadas por Westcott, que por sua vez não se defendeu das acusações

Para piorar a situação, um tal de Aleister Crowley foi iniciado na segunda ordem com apenas um ano como membro da ordem, causando revolta. Mathers enviou Crowley para tomar posse dos pertences do ritual da segunda ordem e William Yeats expulsou ambos da ordem e proclamou-se Imperador da Golden Dawn. Horniman foi reefetivada mas outra cisão ocorreu com a formação de um grupo por Farr chamado Esfera, dedicado a viagens astrais e contatos com os Chefes Secretos.

Em 1901, Mathers foi ludibriado (?) pelo casal de charlatões Sr e Sra. Horos que, de algum modo, convenceram-no de que ela era Annie Sprengel e roubaram rituais de iniciação da ordem. Um erro muito comum que muitos biógrafos de Crowley cometem, foi de que ele havia "matado" a Golden Dawn magicamente ao publicar seus rituais no Equinócio. Eles foram publicados bem antes pelo casal Horos nos jornais londrinos.

A Golden Dawn então dissolveu-se em várias ordens, como a Stella Matutina, Alpha et Omega, o Templo de Cromlech, Fraternity of the Inner Light, e a A.·.A.·. .

Ramificações Golden Dawn

  • Hermetic Order of the Golden Dawn - reconhecida por alguns como sendo a real.
  • Hermetic Order of the Golden Dawn - dita "clandestina"
  • Hermetic Order of the Morning Star - essa também pode ser clandestina.
  • Open Source Order of the Golden Dawn - publica os rituais da Hermetic GD
  • The Rosicrucian Fellowship - uma Golden Danw de orientação Cristã
  • Thelemic Order of the Golden Dawn - Golden Dawn que foi "Thelemizada" e de formação militar, tal qual a O.T.O.