LAWFULL
Uma das qualificações para os candidatos é que eles devem ter idade legal. Qual deve ser essa idade não é fixada por nenhuma lei universal ou marco da Ordem. Os Antigos Regulamentos não expressam nenhum número determinado de anos após o qual um candidato se torna legalmente elegível para se inscrever.
A linguagem usada é que ele deve ter "idade madura e discreta".
Mas o uso do Craft diferiu em vários países quanto à construção do momento em que este período de maturidade e discrição é supostamente alcançado. O sexto dos Regulamentos, que se diz ter sido feito em 1663, prescreve que "nenhuma pessoa será aceita como maçom a menos que tenha vinte e um anos ou mais"; mas os Regulamentos subsequentes são menos explícitos. Em Frankfurt-am-Main, a idade exigida é vinte; nas Lojas da Suíça, foi fixada em vinte e um anos. A Grande Loja de Hanôver prescreve a idade de vinte e cinco anos, mas permite que o filho de um maçom seja admitido aos dezoito anos (ver Lewis).
A Grande Loja de Hamburgo decreta que a idade legal para a iniciação deve ser aquela que em qualquer país foi determinada pelas leis do país como sendo a idade da maioridade. O Grande Oriente da França exige que o candidato tenha vinte e um anos, a menos que seja filho de um maçom que tenha prestado algum serviço importante à Ordem, ou a menos que seja um jovem que tenha servido seis meses no exército, quando a iniciação pode ocorrer aos dezoito anos.
Na Prússia, a idade exigida é vinte e cinco anos. Sob a Grande Loja da Inglaterra, as Constituições de 1723 previam que nenhum homem deveria ser feito maçom com menos de vinte e cinco anos de idade, salvo por Dispensa do Grão-Mestre. Esta permaneceu a idade necessária até ser reduzida nas Constituições de 1784 para vinte e um anos, como é hoje, embora os Antigos Maçons ainda mantivessem a exigência de vinte e cinco anos até a União de 1813. Sob a Constituição Escocesa, a idade era dezoito até 1891, quando foi elevada para vinte e um. Sob a Constituição Irlandesa, a idade era de vinte e um anos até 1741, quando foi elevada para vinte e cinco e assim permaneceu até 1817, quando foi novamente reduzida para vinte e um. Nos Estados Unidos, o costume geral é que o candidato não tenha menos de vinte e um anos de idade na data de sua iniciação, e nenhuma Dispensa pode ser emitida para a concessão dos graus em um período anterior.
Referência:
Albert G. MacKey - Encyclopedia of Freemasonry and its kindred sciences v1&v2 (1916)
| Este conteúdo pertence à categoria Maçonaria. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br |