Old-books-feat.jpg Este conteúdo pertence à Projeto de Livros Raros, que visa disponibilizar obras de relevância à Tradição Esotérica Ocidental. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br


A

Nova Edição Revisada
Enciclopédia da Maçonaria e suas Ciências Afins
Compreendendo toda a gama de artes, ciências e literatura
relacionadas à instituição
Por Albert G. Mackey, M.D., 33°
Autor de 'A História da Maçonaria', 'Lexicon da Maçonaria',
'Manual de Jurisprudência Maçônica', 'Simbolismo da Maçonaria', etc.
Esta nova e revisada edição
preparada sob a direção e com a assistência do falecido
William J. Hughan, 32°
Ex-Grande Diácono (Inglaterra), Ex-Grande Guardião (Egito), Ex-Grande Guardião (Iowa), Ex-Assistente Grão-Mestre
(Jornalista) (Inglaterra), um dos fundadores da Quatuor Coronati Lodge (Londres); autor de 'Mistério Maçônico Inglês', 'Antigos Juramentos', etc.
Por Edward L. Hawkins, M.A., 30°
Prov. Sublime Grande Vigilante (Sussex), Prov. Sublime Grande Vigilante (Oxfordshire), Membro da Quatuor Coronati Lodge (Londres), autor de 'Enciclopédia Concisa da Maçonaria'
Amplamente ilustrado
Volume I
Publicado pela Masonic History Company
Nova York e Londres
1914

DIREITO AUTORAL, 1873 E 1878, POR MOSS & Co. E A. G. MACKEY
EDIÇÃO REVISADA, COM ADENDO, DIREITO AUTORAL, 1884, POR L.H. EVERTS & Co.
DICIONÁRIO PRONUNCIADO, DIREITO AUTORAL, 1898, POR L.H. EVERTS
DIREITO AUTORAL, 1906, POR LOUIS H. EVERTS & Co.
DIREITO AUTORAL, 1909, PELA COMPANHIA DE HISTÓRIA MAÇÔNICA
DIREITO AUTORAL, 1912, PELA COMPANHIA DE HISTÓRIA MAÇÔNICA


traduzido à lingua portuguesa por
Alexandre Nascimento, MM, RAM, KT
2023

PREFÁCIO

Em certa ocasião, proferi um discurso perante uma Loja Maçônica sobre as mudanças externas que a Maçonaria havia passado desde o período de seu renascimento no início do século XVIII. O tratamento adequado do tema exigia referências a autoridades alemãs, francesas e inglesas, das quais receio que muitos dos meus ouvintes não estivessem familiarizados. Ao final do discurso, um jovem e inteligente irmão me perguntou como poderia ter acesso às obras que eu havia citado, muitas das quais ele confessou nunca ter ouvido falar, tanto dos fatos que elas detalhavam quanto das obras em si. Provavelmente, minha resposta não foi totalmente satisfatória, pois disse a ele que não conhecia outro caminho para adquirir esse conhecimento além do que eu mesmo havia seguido, ou seja, gastar seus recursos na compra de livros maçônicos e dedicar seu tempo à leitura deles.

AlbertMackey wSignature.jpg

No entanto, são poucos os homens que têm os recursos, o tempo e a disposição para adquirir numerosos livros, alguns deles custosos e difíceis de obter, e dedicar-se à leitura minuciosa e atenta necessária para dominar qualquer assunto específico.

Foi esse pensamento que, há anos, me sugeriu a tarefa de reunir materiais para uma obra que fornecesse a cada maçom que a consultasse os meios de adquirir conhecimento sobre todos os assuntos relacionados à ciência, filosofia e história de sua Ordem.

No entanto, fui levado a prosseguir com esse trabalho por uma consideração mais elevada. Aprendi, por experiência na minha vida maçônica inicial, que o caráter da Instituição era elevado na opinião de todos na mesma proporção do conhecimento adquirido sobre seu simbolismo, filosofia e história.

Se a Maçonaria não foi, em algum momento, apreciada pelos estudiosos, era porque as profundezas de sua ciência simbólica e filosofia não haviam sido exploradas. Se agora está se tornando mais elevada e popular na estima dos estudiosos, deve isso à dedicação daqueles que estudaram seu sistema intelectual e compartilharam os resultados de suas pesquisas com o mundo. O estudioso não obterá uma apreciação muito elevada do caráter

[iv]

literário da Instituição ao ler o Monitor de Webb ou o Hieroglyphic Chart  de Cross. No entanto, se ele tiver contato até mesmo com o Spirit of Masonry de Hutchinson ou o Speculative Masonry de Town, que estão entre os primeiros produtos da literatura maçônica, ele perceberá que o sistema que pode proporcionar material para tais obras deve ser digno de investigação.

EnciclopediaMaçonariaMackey frontpage.png

Oliver não está sozinho na crença de que a elevação superior da Ordem é atribuída "quase que exclusivamente às publicações criteriosas sobre o assunto da Maçonaria que surgiram durante o século passado e o final do século anterior." É a imprensa que está elevando a Ordem; é o trabalho dos seus estudiosos que a coloca no patamar das ciências. Quanto mais publicado por pensadores eruditos sobre os seus princípios, mais outros estudiosos serão atraídos para a sua investigação.

De fato, nunca antes o seu caráter intelectual foi tão justamente apreciado como nos dias atuais. Nunca antes os seus membros cultivaram com mais assiduidade a sua ciência. Nunca antes eles foram tão zelosos na busca de um devido esclarecimento sobre todos os tópicos que o seu sistema abrange.

Foi o desejo de contribuir para a elevação da Ordem, auxiliando na disseminação de parte daquela luz e conhecimento que não são tão facilmente acessíveis, que me impulsionou anos atrás a iniciar a preparação deste trabalho — uma tarefa na qual tenho trabalhado incessantemente, durante vários anos, dedicando-me com afinco e sem interrupções, o que permitiu pouco tempo para outras ocupações, e nenhum para recreação.

Agora, apresento aos meus irmãos o resultado não apenas desses anos de trabalho árduo, mas de mais de trinta anos de estudo e pesquisa — uma obra que, espero, fornecerá a eles os materiais necessários para adquirir um conhecimento sobre muito do que é exigido para se tornar um estudioso maçônico. O aprendizado enciclopédico geralmente não é considerado mais do que elementar. No entanto, sabendo que poucos maçons têm tempo para se tornarem estudiosos eruditos em nossa arte por meio de uma dedicação exclusiva aos estudos, em artigos importantes me esforcei para tratar o assunto de forma abrangente e fornecer todas as informações necessárias, de modo que a ignorância futura seja inteiramente resultado da falta de vontade de aprender.

Não apresento este trabalho como algo perfeito, pois sei muito bem que o ponto culminante da perfeição nunca pode ser alcançado por esforço humano. No entanto, diante de muitas circunstâncias adversas, procurei torná-lo o mais perfeito possível. Enciclopédias, na maioria das vezes, são resultado do trabalho conjunto de muitos escritores. Neste trabalho, não tive ajuda. Cada artigo foi escrito por mim mesmo. Digo isso não para desculpar meus erros — pois acredito que nenhum autor deve permitir intencionalmente que um erro polua suas páginas — mas sim para explicar aqueles

[v]

que possam existir. Tenho me esforçado para não cometer nenhum. Sem dúvida, pode haver alguns. Se eu os conhecesse, os corrigiria; mas que aquele que os descobrir se lembre de que eles foram cometidos inadvertidamente no decorrer de uma tarefa exaustiva e solitária.

Durante doze meses, também, do tempo em que estive ocupado com este trabalho, sofri de um problema de visão que me proibia de usar os olhos para fins de estudo. Durante esse período, felizmente já superado, todas as autoridades foram consultadas sob a minha orientação pelos olhos dispostos das minhas filhas — toda a escrita foi feita sob a minha ditadura por suas mãos. Por um tempo, vivenciei a imagem tantas vezes retratada do poeta cego ditando seus versos sublimes para suas filhas. Foi um tempo de tristeza para o estudante que não podia trabalhar com seus próprios órgãos em sua vocação; mas foi um tempo de alegria para o pai que sentia que tinha aqueles que, de coração aberto, poderiam vir em sua ajuda. Para o mundo, isso não tem importância; mas eu não poderia encerrar esta introdução sem mencionar esta circunstância tão gratificante para o coração de um pai. Se eu fosse dedicar este trabalho de alguma forma, minha dedicação seria — À AFETIVIDADE FILIAL.

ALBERT G. MACKEY, M.D.

1440 M Street, Washington, D. C,
January 1, 1874.


Masonicsymbol preface.png

[vi]

PREFÁCIO DO REVISOR

A revisão desta abrangente Enciclopédia foi uma tarefa extremamente trabalhosa e cheia de ansiedade. Procurei preservar o máximo possível do trabalho do Dr. Mackey sem alterações, mas ao mesmo tempo corrigi afirmações que investigações posteriores mostraram ser infundadas; assim, deixei todas as opiniões e teorias do Dr. Mackey inalteradas.

Todos os artigos completamente novos, ou os antigos com muitas alterações, estão marcados com minhas iniciais, e devo assumir toda a responsabilidade por eles, embora, na medida do possível, tenham sido submetidos ao Irmão Hughan para sua aprovação.

Agradeço sinceramente a amável ajuda ao falecido Irmão Henry Sadler, Bibliotecário da Grande Loja da Inglaterra; ao Irmão W.J. Songhurst, Secretário da Loja Quatuor Coronati, nº 2076, Londres, Inglaterra, por valiosos conselhos e assistência em muitos pontos; ao Irmão Rev. M. Bosenbaum, P. Prov. G. Capelão de Northumberland, por sua ajuda com palavras hebraicas; ao Irmão John Yarker, P. G. Guardião da Grécia, por informações sobre o Antient and Primitive Rite; e ao Irmão A.C. Powell, P. Prov. G. Sup. de Obras de Bristol, pelo artigo sobre o Baldwyn Encampment.

EDWARD L. HAWKINS, M.A.

St. Leonarda-on-Sea, Inglaterra, 1912.

Masonicsymbol preface.png

[vii]

NOTA DOS EDITORES

Ao apresentar à Fraternidade esta nova edição revisada da Enciclopédia da Maçonaria, gostaríamos também de agradecer sinceramente ao Irmão Edward E. Cauthorne, A.B., A.M., de Brooklyn, NY, pelos seus artigos sobre a Loja Haven Aitchison's, Catacumbas, Mestres Comacinos, Como, etc., e ao Irmão A.G. Pitts, P.M. de Detroit, Michigan; ao Irmão Robert A. Shirriffs, 33°, de Elizabeth, NJ; ao Irmão William J. Allen, G.H.G.L. de Nova York; ao Irmão Charles A. Brockaway, P.M. da Cidade de Nova York, pelos seus artigos sobre a Maçonaria nos Estados Unidos e no México; e ao Irmão Will H. Whyte, 33°, P.G.M. do Canadá, pelos seus artigos sobre a Maçonaria no Canadá.

T.M.H. Co.

Masonicsymbol preface.png

CONTEÚDO DA ENCICLOPÉDIA

Para acessar os verbetes da Enciclopédia, acesse:

A categoria '''Enciclopédia de Maçonaria e suas Ciências Afins''' não foi encontrada
EnciclopediaMackeyFrontPage.jpg

Este conteúdo pertence à Enciclopédia da Maçonaria e suas Ciências Afins vols 1 & 2
escrito por Albert G. Mackey, M.D., 33°. Conheça o prefácio original na Enciclopédia Maçônica de Mackey. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br