AITCHISON'S-HAVEN LODGE
Também grafado ATCHESON, ACHISON. Esta foi uma das mais antigas Lojas Operativas que consentiram na formação da Grande Loja da Escócia em 1736. A idade desta Loja, como muitas ou a maioria das mais antigas Lojas da Escócia, não é conhecida. Alguns de seus membros assinaram as Cartas Saint Clair em 1600 e 1601. O local de suas reuniões, Aitchison-Haven, não está mais no mapa, mas ficava no condado de Midlothian. A origem da cidade foi a partir de uma carta de James V, datada de 1526, e provavelmente a Loja datava dessa época. Aitchison's-Haven foi provavelmente o primeiro local de reunião, mas eles parecem ter se reunido em Musselburgh em um período posterior.
Lyon, em sua História da Loja de Edimburgo, fala de problemas na Comunicação Trimestral do Grande Oriente em relação a representantes desta Loja, quando em maio de 1737 foi "acordado que Atcheson's Haven seja excluído dos livros da Grande Loja, e não mais chamado nas listas do Perigo do Escrivão".
A Loja foi reintegrada na lista em 1814, mas tornando-se dormente, foi finalmente cortada em 1866. A Loja de Edimburgo há muito goza da distinção de ter a mais antiga ata de Loja preservada, que data de julho de 1599.
Recentemente, o Irmão R. E. Wallace-James trouxe à luz um Livro de Atas que tem este título: The Buik of the Actis and Ordinans of the Nobile Maisteris and fellows of Craft of the Ludg of Aitchison's heavine, e contém um catálogo dos nomes dos fellows of Craft que estão presentes no Zeir of God 1598.
A primeira página deste raro livro traz em letra grossa a data de 1598.
A ata a que já nos referimos é a seguinte:
- "No dia 9 de janeiro do Zeir of God, no dia em que Robert Widderspone foi feito companheiro de ofício na presença de Wilzam Aytone Elder, Johne Fender sendo Warden, Johne Pedden Thomas Pettencrief John Crafurd George Aytone Wilzame Aytone younger Hendric Petticrief todos os companheiros de Craft no dia em que ele escolheu George Aytone Johne Pedded para serem seus instrutores e também o dito Robert pagou seus xx sh. e suas luvas a cada Mestre como é devido" (ver volume xxiv, Ars Quatuor Coronatorum).
Referência:
Albert G. MacKey - Encyclopedia of Freemasonry and its kindred sciences v1&v2 (1916)
| Este conteúdo pertence à categoria Maçonaria. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br |