ALARM
O verbo alarmar, na Maçonaria, significa dar aviso da aproximação de alguém que deseja admissão. Assim, alarmar a Loja significa informar a Loja de que há alguém do lado de fora buscando entrada.
Como substantivo, a palavra alarme possui duas significações:
1. Um alarme é um aviso dado pelo Guardião ou outro oficial apropriado, por meio do qual ele busca comunicar-se com o interior da Loja ou do Capítulo.
Nesse sentido, a expressão frequentemente usada "um alarme na porta" simplesmente indica que o oficial do lado de fora deu aviso de seu desejo de comunicar-se com a Loja.
2. Um alarme também se refere ao modo peculiar pelo qual esse aviso deve ser dado. Em obras maçônicas modernas, o número de batidas dadas em um alarme geralmente é expresso por notas musicais.
Assim, três batidas distintas seriam designadas assim:
; duas rápidas e duas lentas assim: ;
![]()
; e três batidas, repetidas três vezes, assim:
, etc. Quanto à origem da palavra, um escritor em Notes and Queries (1ª Série, ii., 151) conjectura com engenho que ela vem do antigo francês à l'arme, que nos tempos modernos é aux armes, "às armas!" O significado legal de alarmar não é assustar, mas fazer com que alguém esteja ciente da necessidade de defesa ou proteção. E isso é precisamente a significação maçônica da palavra.
Referência:
Albert G. MacKey - Encyclopedia of Freemasonry and its kindred sciences v1&v2 (1916)
| Este conteúdo pertence à categoria Maçonaria. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br |