O nome francês daquilo que é chamado em alemão, Aachen. Uma cidade da Alemanha, notável na história maçônica por uma perseguição que ocorreu no século XVIII, da qual Gadicke, em seu Freimaurer Lexicon, 1818 e 1831, dá a seguinte conta:

Em 1779, Ludwig Grienemann, um monge dominicano, seguidor de Dominic de Guzman, que fundou uma Ordem cujo zelo violento levou às atrocidades da Inquisição na Espanha e em outros lugares, proferiu uma série de sermões de Quaresma, nos quais tentou provar que os judeus que crucificaram Cristo eram maçons, que Pilatos e Herodes eram guardas em uma Loja Maçônica, que Judas, antes de trair seu Mestre, foi iniciado na Ordem, e que as trinta peças de prata, que ele disse ter devolvido, era apenas a taxa que ele pagou pela sua iniciação. Aix-la-Chapelle sendo uma cidade católica romana, os magistrados foram induzidos, pela influência de Grienemann, a emitir um decreto, no qual declararam que qualquer pessoa que permitisse uma reunião dos maçons em sua casa seria, pela primeira ofensa, multada em 100 florins, pela segunda 200, e pela terceira, banida da cidade. A multidão ficou muito irritada contra os maçons e insultou todos os que suspeitava serem membros da Ordem.

Finalmente, Peter Schuff, um capuchinho, assim chamado da capuche, ou capuz pontiagudo, usado pelos monges desta Ordem, ciumento da influência que o dominicano Grienemann estava exercendo, começou também, com fervor aumentado, a pregar contra a Maçonaria e ainda mais excitar a comoção popular.

Neste estado de coisas, a Loja de Aix-la-Chapelle apelou aos príncipes e Lojas Maçônicas dos territórios vizinhos para obter assistência e proteção, que foram imediatamente prestadas. Uma carta em francês foi recebida pelos dois padres, na qual o autor, que afirmou ser um dos antigos dignitários da Ordem, os lembrou fortemente de seus deveres e, entre outras coisas, disse que "Muitos padres, um papa, vários cardeais, bispos, e até mesmo monges dominicanos e capuchinhos, eram e ainda são membros da Ordem". Embora esta reprimenda tenha tido algum efeito, a paz não foi totalmente restaurada até que os estados imperiais livres vizinhos ameaçaram proibir os monges de coletar esmolas em seus territórios a menos que cessassem de excitar a comoção popular contra os maçons.

Referência:
Albert G. MacKey - Encyclopedia of Freemasonry and its kindred sciences v1&v2 (1916)


EnciclopediaMackeyFrontPage.jpg

Este conteúdo pertence à Enciclopédia da Maçonaria e suas Ciências Afins vols 1 & 2
escrito por Albert G. Mackey, M.D., 33°. Conheça o prefácio original na Enciclopédia Maçônica de Mackey. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br

EyeintheTriangleStylized.jpg Este conteúdo pertence à categoria Maçonaria.

Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br