A palavra adytum é derivada do grego "a", que denota negação, e "dyo", que significa entrar, resultando em "que não deve ser entrado". Refere-se à parte mais recuada e secreta dos templos antigos, onde apenas os sacerdotes tinham permissão para entrar, sendo inacessível ao público em geral. No adytum, geralmente encontrava-se um taphos (túmulo) ou relíquias e imagens sagradas do deus ao qual o templo era dedicado.

Acredita-se que os templos tenham tido sua origem na reverência supersticiosa prestada pelos antigos aos seus amigos falecidos, e como muitos deuses eram homens que foram divinizados devido às suas virtudes, os templos eram, talvez, inicialmente monumentos imponentes erguidos em homenagem aos mortos. Portanto, o interior do templo era originalmente apenas uma cavidade considerada como um lugar para a recepção de uma pessoa sepultada, e nele encontrava-se o soros (caixão), o taphos (túmulo) ou, entre os escandinavos, o barrow (monte funerário).

Com o tempo, a estátua ou imagem de um deus substituiu o caixão, mas a reverência pelo local como um lugar de santidade peculiar permaneceu, e essa parte interior do templo se tornou, entre os gregos, o sekos (capela), entre os romanos, o adytum (lugar proibido), e entre os judeus, o kodesh hakodashim (santo dos santos).

Em cada templo antigo, havia um adytum ou lugar mais sagrado. O adytum do pequeno templo de Pompeia ainda está em excelente estado de conservação. Ele fica alguns degraus acima do nível do edifício principal e, assim como o santuário judeu, não possui luz.


Referência:
Albert G. MacKey - Encyclopedia of Freemasonry and its kindred sciences v1&v2 (1916)


EnciclopediaMackeyFrontPage.jpg

Este conteúdo pertence à Enciclopédia da Maçonaria e suas Ciências Afins vols 1 & 2
escrito por Albert G. Mackey, M.D., 33°. Conheça o prefácio original na Enciclopédia Maçônica de Mackey. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br

EyeintheTriangleStylized.jpg Este conteúdo pertence à categoria Maçonaria.

Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br