ADEPTO

Um indivíduo totalmente habilidoso ou bem versado em qualquer arte; do termo latino Adeptus, que significa ter obtido, porque o Adepto afirmava possuir todos os segredos de seu mistério peculiar.

Os alquimistas ou filósofos herméticos assumiam o título de Adeptos (ver Alquimia). Sobre os Adeptos herméticos, que às vezes também eram chamados de Rosacruzes, Spence escreve o seguinte, em 1740, para sua mãe: "Você já ouviu falar das pessoas chamadas Adeptos? Eles são um grupo de filósofos superiores a tudo que apareceu entre gregos e romanos. Os três grandes objetivos que eles buscam são estar livres da pobreza, doenças e morte; e, se você acredita neles, eles descobriram um segredo capaz de libertá-los dessas três coisas. Nunca há mais de doze desses homens no mundo todo; e temos a felicidade de ter um dos doze neste momento em Turim.

Conheço-o muito bem e já falei com ele sobre seus segredos, até onde ele é permitido falar a um mero mortal" (Carta de Spence para sua mãe, em Anedotas de Singer, página 403).

Em uma alusão semelhante à posse de conhecimento abstruso, a palavra é aplicada a alguns dos graus avançados da Maçonaria.


Referência:
Albert G. MacKey - Encyclopedia of Freemasonry and its kindred sciences v1&v2 (1916)


EnciclopediaMackeyFrontPage.jpg

Este conteúdo pertence à Enciclopédia da Maçonaria e suas Ciências Afins vols 1 & 2
escrito por Albert G. Mackey, M.D., 33°. Conheça o prefácio original na Enciclopédia Maçônica de Mackey. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br

EyeintheTriangleStylized.jpg Este conteúdo pertence à categoria Maçonaria.

Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br