Tarot

Template tarot2.jpgTarot | Tarot de Thoth
Arcanos Maiores: O Louco - O Mago - A Sacerdotisa - A Imperatriz - O Imperador - O Hierofante - Os Amantes - A Carruagem - Ajustamento - O Eremita - A Fortuna - Tesão - O Enforcado - Morte - A Arte - O Diabo - A Torre - A Estrela - A Lua - O Sol - O Aeon - O Universo
Arcanos Menores: Paus | Copas | Espadas | Discos

O Tarot ou Tarô tradicional possui 78 cartas, também denominadas trunfos, e, a partir do século XIX, arcanos. Alternativamente, o termo trunfos é utilizado para denominar apenas as cartas do conjunto dos Arcanos Maiores. Este uso aparece logo no primeiro parágrafo do "Livro de Thoth" de Aleister Crowley

Atualmente, tanto os estudiosos quanto as modernas editoras estão tentando desmembrar o que seja um tarô ou não e, geralmente, se tem classificado de baralho ou cartas tudo aquilo que não seja os peculiares 78 símbolos do tarô tradicional. Por exemplo, as cartas ciganas, as cartas xamânicas, as cartas dos anjos etc - todas possuem um espetacular valor e, no entanto, suas imagens arquetípicas estão baseadas em outra codificação espiritual.

Tabela de conteúdo

Os arcanos

O Tarot é constituido de 78 arcanos e se encontra dividido em dois grandes grupos.

Arcanos Maiores

O conjunto dos Arcanos Maiores compreende as 22 cartas enumeradas com números romanos; são associadas aos arquétipos junguianos e consideradas reveladoras dos estados latentes das idéias e possibilidades da vida.

0 - O Louco
1 - O Mago
2 - A Sacerdotisa
3 - A Imperatriz
4 - O Imperador
5 - O Hierofante
6 - Os Amantes
7 - A Carruagem
8 - O Ajustamento
9 - O Eremita
10 - A Fortuna
11 - O Tesão
12 - O Enforcado
13 - A Morte
14 - A Arte
15 - O Diabo
16 - A Torre
17 - A Estrela
18 - A Lua
19 - O Sol
20 - O Æón
21 - O Universo

Arcanos Menores

O conjunto dos Arcanos Menores compreende as 40 cartas enumeradas com números arábicos e as 16 cartas chamadas cartas da corte; são consideradas expressivas da forma e resultado das idéias contidas no primeiro conjunto , possui 56 arcanos distribuídos por quatro símbolos básicos: o Naipe de Discos, o Naipe de Espadas, o Naipe de Copas e o Naipe de Paus. Por sua vez, cada naipe, possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval (Cavaleiro, Rainha, Príncipe e Princesa).

O método de leitura

A leitura do tarô é executada por meio de uma técnica específica, jogos e métodos a serem estudados. Porém, se tem observado não ser tão simples jogar o tarô, como o imaginário popular o faz crer. Médiuns, escolhidos ou estudiosos? Quem detém o conhecimento? Todos. No entanto, cada qual dentro de seu contexto. Lógico que em um processo mediúnico, o tarô, seria uma ligação espiritual entre o ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria, tais como, a cristalomancia ou a piromancia. Por outro lado, existem as técnicas de leitura que com esforço, estudo e dedicação pode-se chegar ao mesmo ponto, neste caso, por pessoas que estão buscando o autoconhecimento e o desenvolvimento espiritual.

Referências


   Esta página foi acessada 21 050 vezes.
O Ocultura utiliza o MediaWiki Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!