Grande Arquiteto do Universo

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar

G.A.D.U.

01-100.jpg

Este artigo é somente um esboço para um artigo maior.
Quer ajudar a Ocultura? Acrescente alguma informação!

Grande Arquiteto do Universo é o ser supremo ou Grande Geômetra, título dado a Deus pela Maçonaria. Está para além de qualquer credo religioso, respeitando toda a sua pluraridade.

A crença num ser supremo é ponto indiscutível nos landmarks, para que se possa ser iniciado na Maçonaria.

A crença no Ser Supremo é encarada na Maçonaria como uma realidade filosófica e não como um ponto doutrinal de religião, daí porque ela apregoar a necessidade de crer no Ser Supremo para ser iniciado e ainda continuar sendo a-religiosa. Isto porque duas das principais e primordiais certezas do homem é que ele existe e que por isso deve existir um Criador que o fez e à tudo o mais que existe.

A Maçonaria faz especulações metafísicas sobre Deus, até enveredando pela Teodicéia, mas não faz o papel de uma religião dando a Deus um nome ou informações sobre liturgia ou culto. A atividade da Maçonaria com relação a Deus (ou Grande Arquiteto do Universo - G.A.D.U.) envolve estudos e não proselitismo, não sendo o G.A.D.U. um "deus maçônico", nem a união sincrética de todos os deuses pagãos antigos, como algumas pessoas mal informadas insistem em dizer por copiarem as opiniões da Antimaçonaria norte-americana, cujos posicionamentos fundamentalistas tem muito mais interesses não-religiosos do que religiosos ao atacarem a Maçonaria.

À despeito da existência do Ateísmo como sendo também uma corrente filosófica, ele é encarado pela Maçonaria como uma filosofia de pouca qualidade, visto ser a contramão das mais importantes expressões filosóficas da história.