Sophia

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sabedoria

Nome atribuído a Maria Mãe de Jesus - Nossa Senhora. Em alguns textos de filosofia Gnostica é utilizado como entidade feminina do início da criação do universo:

"... O Sagrado disse a ele: Eu quero que tu saibas que o Primeiro Homem é chamado O Criador ( ou O que foi Gerado ), Mente Auto-Aperfeiçoada. Ele refletia com a Grande Sophia, sua consorte, e revelou a primeira-criatura, filho andrógino. Seu nome masculino é designado Primeiro-Gerado, Filho de Deus, seu nome feminino: Primeira-Gerada, Sophia, Mãe do Universo, alguns a chamam de Amor."

Em outro trecho:

"…seus discípulos perguntaram: dizei-nos claramente como foi que ele vieram para baixo desde o invisível, da região imortal para o mundo que morre ? O perfeito Salvador disse: O Filho do Homem engajou-se com Sophia, sua consorte, e revelou uma grande luz andrógina. Seu nome masculino é designado Salvador, Criador de Todas as Coisas, Seu nome feminino é designado Toda-Criadora Sophia. Alguns a chamam de Pistis." (trechos extraídos de "A Sophia de Jesus Cristo" encontrado em Nag Hammadi).

Em outro trecho, entitulado A Origem do Mundo, também encontrado em Nag Hammadi, temos:

"Depois que a estrutura natural dos seres imortais desenvolveu-se completamente do infinito, uma similaridade então emanou de Pistis; é chamada Sophia. Ela exerceu a volição e tornou-se um produto, lembrando a luz primeva."