Ocultura:Seja audaz

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar

Você está entrando para um mundo completamente novo. Sinta-se à vontade para explorar suas possibilidades. Antes de tudo, seja responsável, considere a seriedade deste projeto e mãos à obra. Capriche, mostre o melhor de si mesmo e não se sinta intimidado. A comunidade da Ocultura aconselha os seus utilizadores a serem audazes ao atualizar artigos. Esta e todas as outras páginas são suas, como de todo mundo que chegar.

Especialmente se você domina um assunto, participe. Os wikis crescem mais rapidamente quando as pessoas não hesitam em corrigir problemas e erros gramaticais, adicionar factos, garantir que a linguagem usada é adequada, etc. Não há problema em editar um artigo. Acredite! É isso que todos esperam que faça. Por mais incrível que lhe possa parecer, isso funciona. É certo que requer alguma dose de simpatia e educação, mas funciona. Experimente e veja.

Seja ousado

Se achar que alguém escreveu um artigo de má qualidade, um artigo humorístico ou rude, ou simplesmente um esboço, simplesmente abane a cabeça e edite o artigo corrigindo os erros, apagando os insultos ou acrescentando o que falta. Não se preocupe em ferir os sentimentos do autor anterior. Se achar que como está o artigo é mesmo uma perda de tempo, vá em frente e substitua-o por um texto decente. É assim que funciona um Wiki.

Na maioria dos casos, o desejo instintivo por parte de um autor em ser "dono" do texto que escreveu é totalmente contraprodutivo aqui e até é bom que esses preconceitos emocionais sejam fortemente abalados por alterações concisas que melhoram o resultado final. Todos ganhamos com isso.

Claro que outros virão, ousadamente e sem remorso, editar aquilo que você escreveu. Não encare isso como um ataque pessoal. O seu objetivo, tal como o de todos nós, é simplesmente melhorar a Ocultura o máximo que for possível.

...mas não seja irresponsável

Os novos utilizadores, assim que compreendem a natureza livre da Wikipédia, têm tendência a se deixarem levar e mergulhar de cabeça nessa liberdade. Isso é bom.

Mas tenha cuidado: ser ousado ao alterar artigos não significa que deve apagar artigos longos sobre assuntos complexos e controversos, com longas histórias de edição, como os artigos sobre o holocausto ou religião. Muitas vezes esses artigos são já fruto de muito debate, discussão e negociação entre os diversos pontos de vista até se obter uma versão mais ou menos consensual. Uma alteração descuidada a esse gênero de artigos pode ser o equivalente a meter a mão numa colmeia de abelhas, e os outros editores envolvidos podem reagir furiosamente.

Se encontrar um artigo sobre um tema controverso com que deseje colaborar, primeiro leia os comentários feitos na sua Ocultura:página de discussão e dê uma olhada no seu histórico, para ter uma ideia de como o artigo chegou à forma atual.

Se já tem experiência em utilizar um wiki, então deve fazer uma boa ideia do que são alterações aceitáveis e quais devem ser discutidas primeiro.

Se for novo nestas andanças, ou não estiver certo de como os outros irão reagir às suas propostas, e deseja realmente apagar uma parte substancial do texto, deve proceder de uma das duas formas:

  1. Se o texto em questão tiver um parágrafo ou dois, mova o texto para a página de discussão e apresente as suas objeções aí.
  2. Se for mais que um ou dois parágrafos, apresente as suas objeções na página de discussão mas não remova o texto do artigo.

Depois disso, espere uns dias por uma resposta. Se ninguém apresentar objeções pode ir em frente com a sua ideia, mas copiando sempre para a página de discussão trechos grandes que remover, para que outros possam perceber os seus motivos e seguir a história do artigo.

Mas não se deixe intimidar por isso! Na vasta maioria dos artigos, sinta-se à vontade para mergulhar e fazer as melhorias que achar necessárias. Só é necessário ter cuidado com um pequeno número de assuntos sensíveis, rapidamente descobrirá quais são.

Veja também