Jean Bricaud

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
01-100.jpg

Este artigo é somente um esboço para um artigo maior.
Quer ajudar a Ocultura? Acrescente alguma informação!

Johanny Bricaud

Johanny Bricaud ou Jean II (1881 -1934), tornou-se patriarca da Igreja Gnóstica de Jules Doinel pela renúncia deste último.

Doinel percebia-se extremamente instável e assustado com o crescimento da Igreja, e que tinha formação católica, viu-se num dilema entre a fé e a razão, e guiado pela fé, arrependeu-se de sua obra, renunciando ao patriarcado da Igreja e nomeando o Bispo Jean Bricaud como novo patriarca.

Jean Bricaud, transformou a Igreja Gnóstica em uma organização sólida, tão sólida que recebeu a sucessão apostólica original de um Bispo ortodoxo (da Igreja Sirio-Jacobita), que tinha se convertido ao gnosticismo.

Assim, a Igreja Gnóstica, além de sua sucessão cátara, agora possuía a sucessão apostólica, o que a colocaria numa posição confortável perante Roma.

A grandeza da Igreja Gnóstica, agora reconhecida por Roma provocou um enorme arrependimento em Jules Doinel, que se sentiu traidor de sua missão. Pediu um encontro com Jean Bricaud para voltar a Igreja. Nesse encontro, Jean Bricaud fez questão de reunir todo o Sínodo para testemunhar a conversa, onde Doinel, após explicar sua situação para Bricaud, insistiu em ser recebido de volta à Igreja Gnóstica como Patriarca.

Jean Bricaud

Bricaud, explicou a Doinel as razões legais e espirituais para recusar a oferta. Então, por decisão do Sínodo da Igreja, Doinel voltou, não como patriarca, mas sim como Bispo. Era a primeira vez na história que um patriarca vivo voltava a condição de Bispo.

Fundação de Igreja Gnóstica

Ecclesia Gnostica Catholicae foi fundada em 1907 e.v. por Jean Bricaud, Gérard Encausse (Papus) e Luis-Sophrone Fugairon, sendo que estes dois últimos haviam sido bispos da Igreja Gnóstica de Jules Doinel (1890) antes da abdicação do mesmo como Patriarca.

Em 1908 e.v., Theodor Reuss aparentemente recebeu consagração episcopal e autoridade primordial na Igreja Católica Gnóstica de Encausse, Bricaud e Fugarion. Como gesto de gratidão, Reuss emitiu em nome de Encausse uma patente para os Ritos Maçônicos de Memphis e Mizraim. No mesmo ano, Encausse, Bricaud e Fugarion mudaram o nome da igreja para Igreja Gnóstica Universal, deixando toda a autoridade da Igreja Católica Gnóstica.

Ver também