Gurdjieff

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar

George Ivanovitch Gurdjieff (1887-1949)

01-100.jpg

Este artigo é somente um esboço para um artigo maior.
Quer ajudar a Ocultura? Acrescente alguma informação!

Nascido em 1° de Janeiro de 1887, na cidade de Alexandrópolis, tornou-se uma personalidade expoente do final do sec.XIX ate meados do XX. Dedicou-se à busca espiritual, porém, continuando a ser um cristão ortodoxo, percorreu grande parte da Europa, Rússia e Ásia atrás de suas respostas, possuindo uma vida atribulada, onde talvez, só se encontre par em Crowley.

Teve uma obra pequena e de muita influência, muitos textos relativos a ele foram escritos por seus discípulos anos depois (ele não permitia que seus alunos escrevessem durante as suas reuniões). Durante anos, fez buscas incessantes sobre conhecimentos ocultos que culminaram em experiências e sabedoria vindas especilamente da Ásia central. Seus ensinamentos estavam relacionados a necessidade da prática diária, danças sagradas e principalmente ao auto conhecimento. Possui um trabalho muito interessante sobre o eneagrama.

Sua relação com a A.·.A.·. esta na busca do "conheça a ti mesmo", sempre trabalhando e nunca descansando, na batalha diária que culmina na "Grande Obra".

"Klipling disse certa vez, que esses gêmeos - com isso indicava o Oriente e o Ocidente - jamais se poderiam entender. Mas, na vida de Gurdjieff, em sua obra e em sua palavra, há uma filosofia saída das profundezas da sabedoria da Ásia, há alguma coisa que o homem do Ocidente pode compreender. E na obr desse homem e em seu pensamento - no que fez e na maneira como fez - o Ocidente encontra-se verdadeiramente com o Oriente".
Frank Lloyd Wright - " Encontro com Homens Notáveis" - Ed. Pensamento

Faleceu em 29 de Outubro de 1949.

Referências