Califa

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar

A palavra Califa vem do árabe latinizado (calīpha), uma adaptação da palavra árabe, Khalīfa (provavelmente خليفة), significando literalmente "representante", e em alguns casos, "sucessor do Profeta". Khalīfa vem do verbo khalafa, cujo o significado é "suceder" ou "vir atrás", conforme o uso da expressão.

Dentro da tradição islâmica, se refere ao sucessor temporal dos Sunitas e ao sucessor espiritual dos Xiitas. Geralmente, para os muçulmanos o Califa é o líder da Nação Islâmica, embora nenhum indivíduo tenha mantido este título desde Abdul Mejid II, quando a Grande Assembléia Nacional da Turquia, liderada por Mustafa Kemal Atatürk, aboliu o título em 1924.

Os Sunitas identificam os quatro primeiro califas, todos próximos a Maomé, como os Rashidun ou "Califas Corretamente Guiados": Abu Bakr (o primeiro Califa), Umar ibn al-Khattab, Uthman ibn Affan, and Ali ibn Abi Talib. É importante frisar que, embora o Califa tivesse autoridade temporal e espiritual, ele não detinha poderes proféticos assim como os de Maomé.

Dentro da Ordo Templi Orientis, O Cabeça Externa da Ordem (O.H.O.) tem sido referido como sendo Califa desde que Grady McMurty (Hymenaeus Alpha) tomou este título em 1969 quando assumiu a liderança da Ordem como sucessor de Karl Germer, escolhido por Aleister Crowley.

O Califado da O.T.O.

Dentro do contexto da O.T.O., este termo foi usado por Crowley em um carta para mcMurtry nos anos 40. Em 20 de Setembro de 1944 Crowley escreveu para ele, "Espero que você prefira meu plano para sua carreira como meu Fides Achates, alter ego, Califa & assim por diante." Em 21 de novembro de 1944 ele escreveu novamente a McMurtry:

"'O Califado'. Você deve perceber que não importa o quão intimamente observemos olho-a-olho em qualquer assunto objetivo, eu devo pensar em premissas totalmente diferentes daquelas concernentes à Ordem. Uma das (surpreendentemente poucas) ordens que me foram dadas foi 'não confie em um estranho: não falhe com um herdeiro'. Isto tem sido muito maligno para mim. Fr.'. Saturnus é, claro, o Califa natural; mas há muitos detalhes acerca da real política ou trabalho que escapam a ele. Em todo caso, ele pode apenas ser um substituto, por causa da sua idade; tenho que procurar seu sucessor. Isto tem sido um Inferno; tantos têm vindo com promessas maravilhosas, apenas para cair nas pedras. [...] Mas — e aqui é que você tem perdido meu ponto de todo — eu não penso em você deitado em uma encosta verdejante com adoráveis carneiros, tocando uma flauta! Ao contrário. Sua vida verdadeira, ou 'sangramento', é o tipo de iniciação que busco como base primordial para o Califa. — Para — digamos 20 anos — por isso o Cabeça Externo da Ordem deve, entre outras coisas, ter tido a experiência da guerra como ela realmente é de fato presentemente."

Não há evidências de que Crowley tenha se referido a qualquer outra pessoa, senão Germer e McMurtry, como Califa. Depois da morte de McMurtry em 1985, o próximo e atual Califa é William Breeze (Hymenaeus Beta).

Por causa deste título, muitos se referem à Ordo Templi Orientis como "O.T.O. Califado" para a distinguir de outras organizações que não são sucessoras da Ordem de Aleister Crowley mas, no entanto, tomaram para si o nome "O.T.O."

Ver também

Fontes

  • Encyclopedia Thelemica. Caliph. Consultado em 24/11/11 e.v.
  • Wikipedia. Califa. Consultado em 24/11/11 e.v.