Haviam duas Grande Lojas conflitantes na Inglaterra. Uma, conhecida como a Grande Loja da Inglaterra, originalmente formada pelas quatro Lojas reunidas em 4 de Junho de 1717 em Londres, conhecida por Grande Loja dos Modernos. A outra Loja, conhecida por Grande Loja dos Antigos porque suas cerimônias vinham das antigas Lojas Operativas sem mudanças

A Grande Loja dos Antigos era liderada por Lord Atholl. Eles elegeram sua primeiro Grande Mestre em 5 de dezembro e 1753. Naquela época, sua associação consistia basicamente de Maçons Irlandeses residentes em Londres. Essa Grande Loja Antiga toronou-se forte conforme o tempo. A Grande Loja dos Modernos estava enfraquecida pela divergência entre as Lojas dos Operativos e Especulativos, dentro de seus próprios grupos, alguns dos quais se juntaram à Grande Loja dos Antigos.

O famoso Laurence Dermott foi o líder dos Antigos por muitos anos. Dermott foi escolhido Grande Secretério dos Antigos em 5 de Fevereiro de 1752.

Depois de muito conflito entre os Antigos e Modernos ma União foi consumada, os Artigos da União foram assinados em 25 de Novembro de 1813, pelos Duques de Sussex e Kent, os Grande Mestres das duas Lojas. Mais tarde, em 27 de Dezembro de 1813, o Ato de União confirmou esse acordo e uma reunião de junção das duas Lojas e a apresentação da Grande Loja Unida da inglaterra veio à existêcia.