AMORC

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
O símbolo da AMORC

A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis) ou AMORC foi fundada em 1925 em Tampa, Flórida por Harvey Spencer Lewis (1883-1939), um executivo do ramo publicitário com um grande interesse no oculto. Ele alegava ter iniciações dos Rosacruzes da Europa e uma linhagem datando da época de Akhenaton, o "Faraó herético" do Egito, mas a verdadeira origem da AMORC são um tanto menos exóticas.

Fundação

O processo de evolução da AMORC começou em 1904, quando Lewis fundou uma organização chamada New York Institute for Psychcal Research. A despeito do nome científico, esse era um grupo de estudos ocultos com interesses particular nas tradições Rosacrucianas.

Em 1915, Lewis contatou Theodor Reuss, fundador da O.T.O., e recebeu uma patente para abrir uma Loja da OTO. Essa ação o colocou em meio de uma disputa entre Reuss e Aleister Crowley, na tentativa deste último de tornar a O.T.O. num veículo de sua "nova religião" de Thelema. Crowley, que passou a maior parte da 1ª Guerra Mundial na América, tentou recrutar Lewis em 1918, mas foi recusado. No entanto, os esforços de Lewis em favor do ramo de Reuss teve pouco efeito.

Em 1918, a polícia de Nova York invadiu seus escritórios e prederam Lewis, acusando-o de vender iniciações fraudulentas. Apesar das acusações terem sido tiradas, Lewis se mudou para São Francisco logo depois desse evento.

Em 1925, ele se mudou para Tampa, Flórida e fundou formalmente um sociedade secreta por si mesmo, a Antiga e Misticae Ordem Rosae Crucis (AMORC). Logo ele percebeu que o mercado para seu curso de misticismo por correspondência estava concentrado na costa oeste, e se mudou para San José, Califórnia em 1927. O QG Internacional da AMORC ainda permaneceu lá até 1990 e suas operações na América do Norte ainda são baseadas lá.

Como a maioria das ordens ocultas da América daquele tempo, a AMORC usava o modelo de curso por correspondência para recrutamento e treinamento. Propagandas nas revistas populares ofereciam uma série de estudos por correspondência para membros e aqueles que completavam o curso introdutório, eram autorizados a se juntarem em um grupo local, caso existisse em sua localidade, ou ajudá-lo-iam a fundar um.

Origem lendária

Tradicionalmente, a Ordem Rosacruz AMORC alega ter suas origens nas antigas escolas de mistérios egípcias, há cerca de 3.500 anos. É tido como fundador da Ordem o Faraó Tutmés III, da XVIII dinastia, por volta de 1350 A.C. Teria o Faraó fundado uma fraternidade secreta, com o objetivo de estudar os mistérios da vida. A Fraternidade Rosacruz ainda não se auto denominava assim, sendo oficialmente estabelecida em El Amarna pelo Faraó Amenófis IV, conhecido também como Akhenaton.

"Um desenvolvimento progressivo deve ter ocorrido nas Escolas de Mistérios e parece que algumas delas eram totalmente desconhecidas no reino antigo. É impossível duvidar de queesses "mistérios" faziam parte dos ritos egípcios. Pode-se então afirmar que a nobre Ordem dos Kheri-Hebs possuia um conhecimento esotérico e secreto que seus mestres guardavam zelosamente. Cada um deles, se eu interpreto bem a evidência, possuia uma gnose, um conhecimento superior que nunca foi escrito, e eles podiam aumentar ou diminuir seu campo de ação segundo as circunstâncias. Por conseguinte, é absurdo esperar encontrar nos papiros egípcios a descrição dos segredos que constituíam o conhecimento esotérico dos Kheri-Hebs." - Sir Ernest Alfred Thompson Wallis Budge

Os faraós Místicos

Dentre os inúmeros personagens históricos da AMORC, os mais conhecidos são: os Faraós Tutmés III e Akhenaton. Sendo que Tutmés III teria fundado uma Fraternidade no Templo de Karnak, conhecida como Grande Fraternidade Branca.

A Suprema Grande Loja

A fraternidade tem sede mundial em São José na Califórnia, EUA, tendo se transferido mais tarde para a Cidade de Quebec, no Canadá.

Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa

A sede para os países de Língua Portuguesa é a Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, localizada no bairro de Bacacheri, em Curitiba - Paraná - Brasil.

Imperator da AMORC

  • Emille Dantinne
  • Harvey Spencer Lewis
  • Ralph Maxwell Lewis
  • Christian Bernard

Literatura

A Ordem Rosacruz, AMORC edita e vende dezenas de Obras relacionadas ao Misticismo autêntico, perpetuado pela Tradição Rosacruz, além de editar trimestralmente a revista "O Rosacruz".

Referência Externa