| Linha 57: | Linha 57: | ||
==Referência Externa== | ==Referência Externa== | ||
[http://amorc.org.br Ordem Rosacruz, AMORC] | |||
Edição das 10h10min de 28 de outubro de 2007
A Antiga e Mística Ordem Rosacruz (AMORC) é uma fraternidade formada por homens e mulheres, sem distinção de crença ou raça, não religiosa, não dogmática, apartidária, que tem como objetivo o estudo das leis místicas universais, para o aperfeiçoamento da humanidade e de cada indivíduo. Fundada nos EUA, em 1915, por Harvey Spencer Lewis, ela também é conhecida por seu nome em Latim, Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis. A AMORC é a maior fraternidade rosa-cruz existente, em número de membros e de países em que possui membros ativos. Esta denominação é a simplificação de Antiga e Arcana Ordem da Rosa Vermelha e da Cruz Dourada.
Origem Mítica
Tradicionalmente, a Ordem Rosacruz AMORC remonta suas origens às antigas escolas de mistérios egípcias, há cerca de 3.500 anos. É tido como fundador da Ordem o Faraó Tutmés III, da XVIII dinastia, por volta de 1350 A.C. Teria o Faraó fundado uma fraternidade secreta, com o objetivo de estudar os mistérios da vida. A Fraternidade Rosacruz ainda não se auto denominava assim, sendo oficialmente estabelecida em El Amarna pelo Faraó Amenófis IV, conhecido também como Akhenaton.
- "Um desenvolvimento progressivo deve ter ocorrido nas Escolas de Mistérios e parece que algumas delas eram totalmente desconhecidas no reino antigo. É impossível duvidar de queesses "mistérios" faziam parte dos ritos egípcios. Pode-se então afirmar que a nobre Ordem dos Kheri-Hebs possuia um conhecimento esotérico e secreto que seus mestres guardavam zelosamente. Cada um deles, se eu interpreto bem a evidência, possuia uma gnose, um conhecimento superior que nunca foi escrito, e eles podiam aumentar ou diminuir seu campo de ação segundo as circunstâncias. Por conseguinte, é absurdo esperar encontrar nos papiros egípcios a descrição dos segredos que constituíam o conhecimento esotérico dos Kheri-Hebs."
Sir Ernest Alfred Thompson Wallis Budge - (July 27, 1857–November 23, 1934) - foi um egiptólogo inglês, Orientalista e filologista que trabalhou Museu Britânico e publicou inumeros trabalhos.
Os faraós Místicos
Dentre os inúmeros personagens históricos da AMORC, os mais conhecidos são: os Faraós Tutmés III e Akhenaton. Sendo que Tutmés III teria fundado uma Fraternidade no Templo de Karnak, conhecida como Grande Fraternidade Branca.
O Movimento Rosacruz no passado
Existiram diversos ciclos de atividades da Ordem Rosacruz. Esses ciclos são necessários por diversos motivos. O novo e atual ciclo se iniciou na França com os Manifestos publicados por lá e a lenda de Christian Rosenkreutz. Então temos ciclos de precisos ensinamentos secretos e outros em que a Ordem é promovida ao público, como a AMORC atua nos dias de hoje, com livros, etc.
O Mito de Christian Rosenkreutz
Muitos acreditam que Christian Rosenkreutz foi um homem que realmente existiu e foi o verdadeiro fundador da Ordem, renegando assim o passado da Ordem Rosacruz no Antigo Egito. Na verdade Christian Rosenkreutz foi um personagem fictício utilizado por rosacruzes franceses para promover o novo ciclo de atividades da Ordem na França, utilizando manifestos que foram publicados no país. Para saber mais sobre a história dos ciclos de atividade, sobre os Manifestos e Christian Rosenkreutz, ler o livro Perguntas e Respostas Rosacruzes da Biblioteca Rosacruz da AMORC.
L'Ordre Rose-Croix
Respeitada Grande Loja da AMORC na França.
A Suprema Grande Loja
A fraternidade tem sede mundial em São José na Califórnia, EUA, tendo se transferido mais tarde para a Cidade de Quebec, no Canadá.
Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa
A sede para os países de Língua Portuguesa é a Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, localizada no bairro de Bacacheri, em Curitiba - Paraná - Brasil.
Imperator da AMORC
- Emille Dantinne
- Harvey Spencer Lewis
- Ralph Maxwell Lewis
- Christian Bernard
Monografias
A matéria contida nas monografias é cedida por empréstimo exclusivamente como informação ao Membro que a recebe e não de qualquer outra forma. Qualquer outro uso ou tentativa de uso, ipso facto, cancela todos os direitos do Membro, e constitui violação dos Estatutos da Ordem. As monografias não podem ser vendidas ou compradas por quem quer que seja. A venda ou a compra pode tornar o comprador ou o vendedor sujeito a penalidade civil.
Literatura
A Ordem Rosacruz, AMORC edita e vende dezenas de ótimas Obras relacionadas ao Misticismo autêntico, perpetuado pela Tradição Rosacruz, além de editar trimestralmente a excelente Revista "O Rosacruz".
