Iniciação

De Ocultura
Revisão de 13h35min de 14 de julho de 2008 por Dyulax (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Iniciação (do latim initiatio) é um termo que remete a começo, entrada: iniciar um evento, ação, circunstância ou acontecimento. Também tem um significado de ascensão de um nível (abandonado) de existência para um outro nível superior.

Geralmente represemta o início de uma vida totalmente nova, dedicada a um conjunto de princípios que difere daquele dos "homens normais".

A iniciação também é um tipo de cerimônia em muitas sociedades, na qual é introduzido um novo membro após alguma tarefa ou ritual particular. Normalmente o ritual de iniciação envolve a condução do novato por um veterano do grupo, e costuma consistir na exposição de novos conhecimentos - inclusive segredos.

Entre os objetivos de alguns tipos de iniciação, destacam-se o aprendizado de valores fundamentais para a vida no nível seguinte (adulto). O iniciado deve aprender a se fortalecer com o isolamento, sobreviver em condições precárias, estar preparado para as dificuldades da vida (por exemplo, muitas iniciações exigem que o iniciado construa a cabana em que ficará isolado durante o ritual), aprender a caçar, pescar, conhecer a fauna e flora, etc.

Na nação do candomblé Ketu por exemplo (ver iniciação Ketu), a iniciação envolve um retiro de 21 dias, em que a pessoa é mantida afastada da família e da vida profana, devendo desligar-se de tudo e dedicar-se totalmente aos rituais. O processo ainda vai obrigar o iniciado a raspar a cabeça, fazer curas (pequenos cortes), assentamento do Orixá, com oferecimento de animais, comida ritual, flores e frutas.

Referências

  • Wikipédia - retirado dia 14/07/2008 e.v.
  • Complete Golden Dawn System of Magic, Israel Regardie