Adam (Hebraico Padrão): אָדָם , substantivo próprio masculino, segundo a Hebrew and English Lexicon, ISBN 1-56563-206-0, p. 9.Ibid. 1. um homem 2. homem, humanidade. Ibid. Da mesma raiz adm (אדם), adamah — aterrado ou terra. Árabe: آدم) foi o Primeiro homem ou mulher criado por Deus, de acordo com o livro Gênesis, e observado no comentário Judáico, Cristão e Islâmico. "Adam e Eve" na Encyclopædia Britannica. Ele é considerado um profeta pelas fés Islâmicas, Mormon, Mandaean e Bahá'í.
Nos escritos religiosos da Cabalah é mais usado como Adam Kadmon que significa "Homem Primordial", ou "Homem Primal", comparável ao "Antropos" do Gnosticismo e do Maniqueísmo. Entretanto, na Cabala de Luriânica (Isaac Luria), Adam Kadmon adquiriu um estado mais exaltado, equivalente ao Purush no Upanishads, denotando o Absoluto Manifesto a si mesmo, enquanto "Alma Adam", a Alma primordial que continha todas as almas humanas, é descrita em diferentes termos nessa variante da comosgênesis e antropogênesis mitopoéticos.
É dito que Adam Kadmon tinha de luz projetando de seus olhos. Há um conceito similar na filosofia Alevi e Sufi chamados Insan-i Kamil, o Homem Perfeito ou Completo.