Wicca

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Wicca é uma religião criada nos anos 1940 por Gerald Brosseau Gardner, resultado dos seus estudos de religiões e cultos ao redor do mundo em suas viagens, onde obteve contato com remanescências dos cultos antigos nestes locais estudados. Embora ela tenha sido criada por Gardner na década de 40, somente foi levada a público por volta de 1950.

Tendo sido iniciado no Coven de New Forest, e alcançado o grau necessário para que fosse habilitado à criação de sua vertente, criou aquilo que hoje é conhecido como Wicca Gardneriana.

Gardner era um iniciado na O.T.O. e um dos discípulos de Aleister Crowley, e ao criar sua religião, utilizou não apenas de elementos nativos europeus, como também de conceitos orientais assimilados na O.T.O. de Crowley.

Com o passar do tempo, algumas tradições Wiccanas se firmaram, como por exemplo Wicca Gardneriana, Wicca Alexandrina, Wicca Diânica, entre outras.

Conceitos

A Religião Wicca baseia-se em alguns conceitos, entre eles a crença em dois princípios de divindade, a Deusa e o Deus, que representam em uma história, as estações do ano.

Embora a Wicca tenha por base a crença nessa Deusa e Deus, muitas vezes o papel do Deus é deixado de lado ou mesmo minimalizado em favor do papel da Deusa.

Através do princípio da Deusa e do Deus, compreendidos pela ótica e preceitos Wiccanos, todas as deusas são uma só, e todos deuses são apenas um, sendo cada divindade apenas uma faceta dessas duas Divindades Maiores.

Práticas

As Práticas principais da Wicca são os chamados "Sabás", que são comemorações de cunho sazional e de ligação com algumas datas comemoradas por povos antigos da Europa.

Existem também os Esbás, que são comemorações feitas baseadas nos movimentos lunares.

Mitos sobre Wicca

Wicca Ancestral?

Durante o período em que a Wicca estava sendo difundida no Brasil, muitos mitos sobre ela foram criados, alguns diziam que ela era uma religião ancestral que existiu sempre, oculta devido ao período de inquisição, e que podia ser traçada até o período dos homens das cavernas.

Hoje sabe-se que embora Gerald Gardner fizesse parte de um Coven Tradicional, não foi a tradição do qual fazia parte, que foi propagada por ele.

Essas afirmações baseiam-se em comparações entre similaridades de idéias e cultos, que já caíram por terra diante estudos com o intuito de desmitificar e evitar falsas propagandas, demonstrando que a wicca é realmente uma invenção moderna.

Lei Tríplice

Na época em que houve uma expansão do interesse por paganismo, religiões com outros princípios senão os do cristianismo na época de 1970, os responsáveis pela sua propagação ciraram uma pretensa lei que evitaria a difamação ou a má imagem da Wicca por sua ligação com o paganismo perseguido pelos cristãos.

Veja Também

Bruxaria Tradicional