FRA

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
Emblema da FRA

A Fraternitas Rosicruciana Antiqua, ou simplesmente FRA, é uma das mais tradicionais fraternidades rosacruzes. A FRA foi fundada pelo médico e ocultista alemão Arnold Krumm-Heller, e atua no Brasil e países de fala hispânica. No Brasil, ela foi fundada em 1933 e tem sede na cidade do Rio de Janeiro.

Após a morte de seu fundador, a FRA se fragmentou em diversas linhagens e também surgiram algumas ordens dissidentes. No ano de 1933 surge a primeira linhagem da FRA no Brasil conhecida como Linhagem Huiracocha-Cambareri que, de todas as linhagens, foi a que mais se desenvolveu.

A Linhagem Brasileira da FRA (Huiracocha-Cambareri) é associada à Fraternitas Rosæ Crucis, organização fundada por Reuben Swinburn Clymer na cidade de Quakertown (Pensilvania - Estados Unidos). A FRA possui um ramo eclesiástico conhecido como Igreja Gnóstica.

Em 2007, instalou-se no Brasil a FRA linhagem Huiracocha-Aureolus (Espanha -1933), com a denominação Colégio Rosa+Cruz da FRA no Brasil sob a liderança do Comendador Tau Basilides R+, com o apoio de Frater Zadkiel, Embaixador do Summum Supremum Sanctuarium. A finalidade desta linhagem no Brasil é difundir a Obra de Mestre Huiracocha, bem como o Sistema da FRA, em sua forma original. O Colégio Rosa+Cruz da FRA no Brasil possui sua sede, ainda provisória, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, possuindo representações em Brasília-DF, Porto Alegre-RS e Ribeirão Preto-SP, além de Triângulos espalhados em outros 3 estados.

Links externos