Astrologia Védica

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
01-100.jpg

Este artigo é somente um esboço para um artigo maior.
Quer ajudar a Ocultura? Acrescente alguma informação!

Jyotsh ou Jyotsha, ou ainda, como ficou conhecida no Brasil, astrologia védica é o sistema Hindu de astrologia, baseado no sistema chamado Vedanga, que são as seis disciplinas através das quais pode-se conhecer os Vedas.

Cada um dos seis vedangas representam uma parte do corpo, o Jyotish é representado pelos olhos, por isso é a astrologia. Todavia, vale se ressaltar, que no sistema do Jyotish não há uma separação entre astrologia e astronomia.

Dentre as muitas traduções para o termo Jyotish, a que parece-se mais correta é Jyot como Luz, e Ish como senhor, controlador, formando então a idéia de A luz de [Deus], ou a ciência da Luz.

Precessão dos Equinócios

Diferentemente do que é ensinado nas escolas, a Terra não realiza somente os movimentos de translação e rotação, mas realiza um total de x movimentos.

A Terra leva 23 horas 56 minutos e 4.091 segundos para completar todo o movimento de rotação, que é o dia sideral, considerado por uma volta completa no eixo norte-sul. Do mesmo modo, a Terra leva 365.2564 dias siderais para completar um volta ao redor do Sol